Com a chegada de uma frente fria que derrubou as temperaturas em Campinas nesta semana, a Prefeitura deu início à Operação Inverno 2025, voltada à proteção da população em situação de rua. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e seguirá até o dia 30 de setembro.
Durante esse período, equipes do SOS Rua fazem acolhimento no Samim — o Serviço de Atendimento Municipal Imediato –, distribuem cobertores e prestam apoio social. O atendimento ocorre todos os dias: de segunda a sexta, das 8h à meia-noite, e nos fins de semana e feriados, das 18h à meia-noite. A população também pode acionar o serviço ao encontrar alguém em situação de vulnerabilidade, pelos telefones (19) 3253-4512 ou WhatsApp (19) 99984-6496.
Segundo Vandecléia Moro, coordenadora do serviço, o acolhimento garante segurança e estrutura para quem aceita ir até o abrigo. Mas, mesmo quem recusa ajuda, recebe cobertores para enfrentar a noite fria.
Além disso, ela explica que a população pode contribuir com a campanha, por meio de doações que ajudam a manter os atendimentos durante os dias mais gelados do ano.
Em 2024, a Operação Inverno fez mais de 10 mil abordagens e distribuiu mais de 16 mil cobertores. Só o Samim, que funciona 24 horas, tem capacidade para acolher 120 pessoas, incluindo mulheres com filhos e pessoas LGBTQIA+.
Lucas Ferreira, que já viveu nas ruas e hoje está acolhido, relembra como foram as noites de frio antes de receber ajuda do abrigo.
Ainda segundo a prefeitura, mesmo antes do início oficial da operação, as equipes já haviam intensificado a distribuição de cobertores devido às baixas temperaturas registradas em abril.