A Prefeitura de Piracicaba decretou, nesta segunda-feira (19), estado de emergência em saúde pública por 120 dias, devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções virais, especialmente entre crianças. O prazo pode ser prorrogado.
Na semana passada, os hospitais Fornecedores de Cana e Santa Casa de Piracicaba ampliaram a oferta de leitos destinados ao atendimento infantil pelo SUS, com a abertura de mais 17 unidades.
Com o decreto, o município poderá reforçar o repasse aos hospitais e adotar medidas administrativas excepcionais e temporárias. Entre elas, estão a ampliação de leitos, o reforço de equipes e a flexibilização de processos de contratação e aquisição de insumos, conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco.
Piracicaba também atende pacientes de outras 25 cidades da região, o que aumenta a demanda sobre o sistema de saúde local.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima.