A cidade de Valinhos deu início a uma ação inédita dentro da campanha Maio Amarelo, que neste ano ganhou um reforço inusitado: os animais de estimação. Pela primeira vez, os pets passam a fazer parte da pauta de conscientização no trânsito.
A proposta é simples, mas cheia de simbolismo. Algumas faixas de pedestres do município estão sendo pintadas com pegadas de cães e gatos, como um alerta visual para lembrar que não são apenas as pessoas que atravessam as ruas, mas também os animais que acompanham seus tutores — e que também precisam de respeito e segurança.
Um dos locais mais frequentados por pets, o Parcão de Valinhos, ainda não recebeu a nova sinalização. Mesmo assim, a iniciativa já tem gerado repercussão positiva. A professora Aline Nicoletti elogiou a proposta:
A ação foi desenvolvida por meio de uma articulação entre diferentes secretarias da Prefeitura e a Câmara Municipal. A diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Alessandra Cristina Fontanesi, explicou o objetivo da campanha:
Entre as tutoras que aprovaram a novidade está a contadora Luiza Santos. Apesar de elogiar a campanha, ela aproveitou para sugerir um avanço:
Diante da sugestão, a diretora do departamento afirmou que a Prefeitura deve analisar a proposta:
A pintura das faixas com as patinhas segue até a próxima semana.
Locais que receberão as faixas de pedestres com alusão aos pets:
1- Avenida dos Esportes (próximo ao Tanacão)
2 – Praça em frente à Cobasi do Shopping Valinhos
3 – Parcão (Praça Mário José Holler, entre as ruas Carlos Penteado Stevenson, Pedro Zanivan e Patrulheira Sílvia Helene Verdo, no Jardim Recanto)
4 – Ruas no entorno do Centro de Lazer (CLT) dos Trabalhadores Ayrton Senna