Uma criança de 7 anos, aluno da escola municipal Violeta Dória Lins, na Vila Rica, em Campinas, pulou o muro da unidade escolar para pegar um bambolê que havia caído na rua durante uma aula de Educação Física. A ação ocorreu enquanto o professor foi comunicar a Direção da escola para que algum funcionário fosse buscar. Assim que deram falta, funcionários saíram para procurá-lo nas imediações.
A cerca de 2km da escola, uma mulher que passava pela rua se assustou com uma criança sozinha andando pelo local a chamou a polícia. O aluno foi encaminhado para a delegacia. Como ele estava com o uniforme, a Direção da escola foi chamada e buscou o menor de idade.
De acordo com informações da Secretaria de Educação de Campinas, como protocolo, os pais do estudante foram chamados pela gestão escolar, para serem informados da situação. A mãe relatou que ele costuma fugir, não sendo está a primeira vez que isso acontece.
A pasta da educação ainda ressaltou que a escola conta com câmeras de segurança e é totalmente segura. Os portões são mantidos fechados e controlados por um zelador. Os alunos só podem deixar a unidade com autorização dos pais ou responsável. A escola tem 475 alunos matriculados, do 1ª ao 9º ano do Ensino Fundamental, que estudam nos períodos da manhã e tarde.