A Polícia Militar Ambiental realiza uma operação em todo o Estado de São Paulo, entre os dias 26 e 30 de maio, para fiscalizar áreas agrícolas, unidades de conservação ambiental e locais de aceiros, além de realizar patrulhamentos preventivos.
A operação integra o calendário estratégico do Governo do Estado de São Paulo para o período de estiagem, com foco na prevenção de incêndios florestais, queimadas e crimes ambientais, como a soltura ilegal de balões.
Durante os cinco dias de atuação, as equipes da Polícia Militar Ambiental vão monitorar áreas canavieiras, verificar a implementação de Planos de Prevenção a Incêndios (PPI), vistoriar faixas de domínio de rodovias, ferrovias e vicinais, além de realizar o diagnóstico de aceiros em áreas de vegetação nativa.
Também estão previstos patrulhamentos ostensivos e preventivos em áreas rurais e urbanas, com o objetivo de coibir a fabricação e soltura de balões, prática considerada crime ambiental pela Lei Federal nº 9.605/98.
A operação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), com o apoio do Departamento de Proteção e Fiscalização Ambiental (DPFA), CETESB, Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar.
A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo telefone 190.