Polícia prende dono de depósito clandestino que descartava lixo em vegetação

Foto: Polícia Civil/Divulgação

O dono de um depósito de materiais recicláveis e lixo clandestino foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (26). Segundo a Polícia Civil, o local ficava em meio à vegetação nativa no bairro Jardim New York, próximo a um córrego. 

A investigação constatou que o proprietário do estabelecimento, de 24 anos, não tinha autorização da prefeitura e de órgãos ambientais para manter o material no terreno. 

No terreno, às margens do córrego, os agentes encontraram uma grande quantidade de lixo e materiais descartados de forma irregular, sem nenhum tipo de recuo entre o corpo d’água. 

O lixo se misturava com a vegetação nativa, contaminando o solo e impedindo o desenvolvimento de plantas, ainda de acordo com a corporação. 

O dono do espaço estava presente e, segundo a polícia, confirmou que trabalhava com reciclagem no local e que reside no terreno junto da família há cerca de três anos. Ele também disse não saber que precisava de autorização para atuar naquele espaço. 

Os agentes constataram que não havia nenhum tratamento de água e esgoto e que os resíduos da família eram descartados diretamente no córrego. 

A ocorrência foi apresentada no 5° Distrito Policial de Campinas. O caso foi registrado como produção de substância tóxica e poluição, cada um dos crimes com pena de um a quatro anos de reclusão e multa. 

Foi estipulada fiança no valor de dois salários mínimos R$ 3 mil. O homem segue preso. A perícia foi acionada para constatação dos danos ambientais. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.