Procon-SP registra alta nas reclamações sobre jogos de azar; 71% dos apostadores relatam prejuízo 

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O Procon-SP registrou aumento expressivo nas reclamações relacionadas a apostas on-line. Entre janeiro de 2024 e abril de 2025, foram contabilizadas 3,3 mil queixas. O levantamento realizado pela instituição com 1.500 apostadores revela que 71% tiveram mais perdas financeiras do que ganhos.

Além disso, 39% contraíram dívidas devido às apostas, enquanto 48% comprometeram grande parte da renda, resgataram aplicações financeiras ou recorreram a empréstimos para continuar jogando. 

As principais reclamações recebidas pelo Procon-SP no período mais recente, de janeiro a abril deste ano, foram: 

  • Dificuldade na devolução de valores pagos: 406 registros; 
  • Ofertas não cumpridas ou publicidade enganosa: 208 queixas; 
  • Má qualidade no atendimento: 125 denúncias; 
  • Demora no atendimento: 98 casos; 
  • Não entrega ou atraso na entrega de prêmios ou serviços: 68 registros; 
  • Cobranças indevidas: 55 contestações; 
  • Má qualidade do serviço: 41 reclamações. 

Aline Grispino Dinana, assessora da diretoria de assuntos jurídicos, destacou a atuação do Procon na apuração dessas denúncias. Aline também alerta sobre os riscos envolvidos ao utilizar sites de apostas. 

Com o objetivo de conscientizar a população, o Procon-SP lançou a campanha #ApostadorÉConsumidor. A ação reforça os direitos de quem aposta on-line e lembra que as plataformas são obrigadas a seguir normas de proteção ao consumidor, oferecer canais adequados de atendimento e informar sobre os riscos da ludopatia, transtorno caracterizado pelo impulso incontrolável de continuar jogando. 

Com informações da EPTV Campinas*

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