O Procon-SP registrou aumento expressivo nas reclamações relacionadas a apostas on-line. Entre janeiro de 2024 e abril de 2025, foram contabilizadas 3,3 mil queixas. O levantamento realizado pela instituição com 1.500 apostadores revela que 71% tiveram mais perdas financeiras do que ganhos.
Além disso, 39% contraíram dívidas devido às apostas, enquanto 48% comprometeram grande parte da renda, resgataram aplicações financeiras ou recorreram a empréstimos para continuar jogando.
As principais reclamações recebidas pelo Procon-SP no período mais recente, de janeiro a abril deste ano, foram:
- Dificuldade na devolução de valores pagos: 406 registros;
- Ofertas não cumpridas ou publicidade enganosa: 208 queixas;
- Má qualidade no atendimento: 125 denúncias;
- Demora no atendimento: 98 casos;
- Não entrega ou atraso na entrega de prêmios ou serviços: 68 registros;
- Cobranças indevidas: 55 contestações;
- Má qualidade do serviço: 41 reclamações.
Aline Grispino Dinana, assessora da diretoria de assuntos jurídicos, destacou a atuação do Procon na apuração dessas denúncias. Aline também alerta sobre os riscos envolvidos ao utilizar sites de apostas.
Com o objetivo de conscientizar a população, o Procon-SP lançou a campanha #ApostadorÉConsumidor. A ação reforça os direitos de quem aposta on-line e lembra que as plataformas são obrigadas a seguir normas de proteção ao consumidor, oferecer canais adequados de atendimento e informar sobre os riscos da ludopatia, transtorno caracterizado pelo impulso incontrolável de continuar jogando.
Com informações da EPTV Campinas*