Um levantamento realizado pelo Procon mostra que o número de reclamações de inquilinos contra proprietários de imóveis no estado de São Paulo registrou forte aumento entre janeiro e maio deste ano.
Foram 2.443 queixas registradas, contra 1.789 casos no mesmo período de 2024, o que equivale a uma alta de 36,5%.
Segundo a entidade, entre as principais reclamações estão as cobranças indevidas, as ofertas não cumpridas e a dificuldade para reaver valores pagos e obter reembolsos.
O influenciador Bruno Melo, por exemplo, precisou entrar na Justiça para recuperar o valor de um cheque caução com a correção monetária, depois de ter saído do imóvel alugado.
A operadora de caixa Adriele Severino também precisou judicializar a saída de um imóvel, depois de ter sido cobrada em dois aluguéis que não estavam previstos em contrato.
Para evitar a dor de cabeça na hora de celebrar um acordo de aluguel, a melhor recomendação é mesmo contar com a ajuda de um especialista.
Para o gerente de vendas e locação de uma imobiliária, Leandro Gaspar Bonon, defende que o respaldo oferecido por um corretor profissional, diminui as incertezas e a falta de garantia de um aluguel celebrado por plataformas digitais.
No estado de São Paulo, qualquer morador pode buscar o suporte por meio do atendimento virtual, no endereço www.procon.sp.gov.br.