Texto e Edição: Walmir Bortoletto
Essa música Perdida No Passado vem dos primórdios do rap. Ser um artista ligado ao rap era uma aventura no começo dos anos 80. As gravações aconteciam de maneira bem amadora e quase sempre lançadas em single, pois as grandes corporações ainda não apostavam no gênero. A cidade de Nova Iorque viu nascer os primeiros M.C.’s. Muitos deles tiveram carreira curta. É o caso de “Lovebug Starski”.
“You’ve Gotta Believe” foi lançada em 83. É possível achá-la nos vinis de 7 e de 12 polegadas. Em LP ela só saiu numa coletânea que reuniu vários artistas que se apresentavam no clube “Disco Fever”, um dos primeiros a apoiar o rap. O próprio “Lovebug Starski” atuou como D.J. nessa casa noturna. Como ele fazia algumas rimas no meio das músicas para divertir o público, foi o início da carreira de rapper. “You’ve Gotta Believe” não é um sucesso oficial, mas no circuito das festas dançantes era quase obrigatória. Aqui no Brasil não existia um baile black onde ela não tocasse. O rap de “Lovebug Starski” é quase um livro de auto-ajuda. “You’ve Gotta Believe” fala em acreditar em si mesmo para vencer os problemas e aponta a persistência como uma virtude que deve ser exercitada.
De 79 até 82, a indústria fonográfica investiu pouco no rap, mas quase todas as gravações envolviam músicos tocando vários instrumentos em estúdio. A partir de 83 essa realidade mudou. Basta ouvir “You’ve Gotta Believe” pra perceber que um teclado com bateria programada permitiu fazer tudo, o que acabou empobrecendo musicalmente o gênero. “Lovebug Starski” lançou um LP e alguns compactos, mas não conseguiu se firmar. Depois de um período na cadeia ele voltou a trabalhar como D.J. em casas noturnas. Novaiorquino de nascimento, hoje ele tem 52 anos e ainda se apresenta com os raps que o tornaram conhecido.