Música Perdida No Passado: “You’ve Gotta Believe”

Texto e Edição: Walmir Bortoletto

Essa música Perdida No Passado vem dos primórdios do rap. Ser um artista ligado ao rap era uma aventura no começo dos anos 80. As gravações aconteciam de maneira bem amadora e quase sempre lançadas em single, pois as grandes corporações ainda não apostavam no gênero. A cidade de Nova Iorque viu nascer os primeiros M.C.’s. Muitos deles tiveram carreira curta. É o caso de “Lovebug Starski”.

“You’ve Gotta Believe” foi lançada em 83. É possível achá-la nos vinis de 7 e de 12 polegadas. Em LP ela só saiu numa coletânea que reuniu vários artistas que se apresentavam no clube “Disco Fever”, um dos primeiros a apoiar o rap. O próprio “Lovebug Starski” atuou como D.J. nessa casa noturna. Como ele fazia algumas rimas no meio das músicas para divertir o público, foi o início da carreira de rapper. “You’ve Gotta Believe” não é um sucesso oficial, mas no circuito das festas dançantes era quase obrigatória. Aqui no Brasil não existia um baile black onde ela não tocasse. O rap de “Lovebug Starski” é quase um livro de auto-ajuda. “You’ve Gotta Believe” fala em acreditar em si mesmo para vencer os problemas e aponta a persistência como uma virtude que deve ser exercitada.

De 79 até 82, a indústria fonográfica investiu pouco no rap, mas quase todas as gravações envolviam músicos tocando vários instrumentos em estúdio. A partir de 83 essa realidade mudou. Basta ouvir “You’ve Gotta Believe” pra perceber que um teclado com bateria programada permitiu fazer tudo, o que acabou empobrecendo musicalmente o gênero. “Lovebug Starski” lançou um LP e alguns compactos, mas não conseguiu se firmar. Depois de um período na cadeia ele voltou a trabalhar como D.J. em casas noturnas. Novaiorquino de nascimento, hoje ele tem 52 anos e ainda se apresenta com os raps que o tornaram conhecido.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Encontro de carros esportivos em Americana vai arrecadar alimentos

Americana recebe neste domingo o Americana ExpoCars, encontro de carros esportivos e exclusivos no pavilhão da Fidam. O evento será das 9h às 17h, com entrada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Anti-heróis da Marvel, Thunderbolts chegam aos cinemas esta semana

Mais uma aventura da Marvel estreia nos cinemas neste fim de semana prolongado pelo feriado. Thunderbolts traz a história de uma equipe de anti-heróis que é recrutada para uma missão perigosa. Yelena Belova, Bucky Barnes, Guardião Vermelho, Fantasma, Treinadora e John Walker formam o grupo de desajustados e rejeitados que, pegos numa armadilha, são obrigados a embarcar num plano ofensivo que os fará confrontar os maiores traumas e cicatrizes do passado. Prontos para agir a favor de causas duvidosas, os seis parecem ser a escolha errada para lidar com os desafios de alto risco ao lado do governo.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.