Cerca de 68 mil vestibulandos iniciaram neste domingo a corrida por uma das 3.460 vagas dos 69 cursos da Unicamp. O vestibular da Unicamp 2014 teve o maior número de inscritos da história, com 73 mil e 818 concorrentes e foi também o que registrou um dos menores índices de abstenções dos últimos três anos. A abstenção de candidatos em 2014 foi de 6,93% do total de candidatos inscritos
O número de não comparecimento de 2014 foi comentado como altamente positivo pela Comissão de Vestibulares de Unicamp. Jayme Vaz, da coordenadoria da pesquisas da Comvest aponta essa tendência de queda. As cidades de Mogi Guaçu e São Carlos, ambos no interior do Estado, foram as que registraram os menores percentuais de abstençoes.
Segundo os números da Comvest na maioria das 18 cidades em que o vestibular da foi realizado, o número de ausencia diminiu, com exceções de Brasília e Belo Horizonte que registraram, respectivamente,l 18,19 e 18,21% de abstenções.
Na cidade sede da Unicamp, em Campinas, também houve reversão nos índices de ausente, apenas 1058 dos 13 mil previstos não compareceram para realizar as provas de Redação e Conhecimentos Gerais.
Além do forte calor enfrentado pelos candidatos que optaram por realizar a prova em Campinas, no início da tarde fazia 39 graus na cidade, a prova de Redação, na opinião de muitos candidatos foi outro desafio aos concorrentes.
Nesta edição a redação propunha dois gêneros de raciocínio que privilegiaram a leitura, a escrita e o grau de argumentação dos candidatos. Um pedia um relatório e o outro desafiava o vestibulando a elaborar uma carta aberta às autoridades municipais para melhorar a mobilidade urbana.
A proposta da redação do Vestibular 2014 da Unicamp, na opinião da coordenadora adjunta da Comvest, Fosca Leite, foi pensada pela banca e pesquisada nos manuais históricos dos vestibulares. Para ela tanto o relatório quanto a carta aberta deveria estar na grade curricular das escolas públicas e privadas
De acordo com a Comissão de Vestibulares, a primeira fase do vestibular somente registrou uma ocorrência mais grave, em Belo Horizonte. Os candidatos que se inscreveram para fazer a prova no Centro Universitário UMA tiveram que esperar até às 15h30 para ínicio das provas.Uma pane na rede elétrica ocorreu quando os fiscais orientavam os candidatos antes do início. A causa da pane não foi divulgada pela CEMIG e o atraso, segundo a Comvest, não prejudicou os candidatos que tiveram as 5 horas previstas para o término.
O gabarito da prova de Conhecimentos Gerais desta primeira fase será divulgado na próxima terça-feira, dia 12, no período da tarde. O resultado da Redação deve ser divulgado pela banca examinadora na quinta-feira, dia 14, também no período da tarde. A lista dos aprovados será no dia 20 de dezembro. A segunda fase acontece entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2014