Virtual candidato ao governo do Estado de São Paulo, Alexandre Padilha cumpriu neste sábado, dia 1 de fevereiro, em Hortolândia, região de Campinas, a sua última agenda como ministro da Saúde. O ministro inaugurou quatro novas unidades de saúde na cidade, o que deve desafogar o atendimento prestado no único hospital municipal de Hortolândia. Os Jardins Nossa Senhora Auxiliadora, Amanda 2, Campos Verdes e Rosolem foram contemplados com unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de pronto atendimento 24 horas (UPAs).
Apesar de desconversar a todo momento sobre sua pré-candidatura, Padilha deixou evidente em seu discurso que a Região Metropolitana de Campinas será de muita importância na sua corrida ao governo do Estado, isto depois de evidenciar a importância das instalações das duas UPAs do Jardim Rosolem e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.
O ministro afirmou que com as duas UPAs, mais de 97% dos casos de urgência e emergência poderão ser resolvidos no local, sem a necessidade de encaminhamento para os hospitais. E que a chegada dos profissionais do programa Mais Médicos, ao lado de toda a estrutura funcional da instalações, dará respaldo ao atendimento prioritário à população.
A inauguração das unidades de saúde em Hortolândia deixou marcado o início da corrida eleitoral ao governo do Estado. Mesmo se esquivando de falar em candidatura, o petista mostrou que a RMC será um ponto estratégico na sua corrida ao palácio dos Bandeirantes.
Após descerrar as placas de inauguração em Hortolândia, Alexandre Padilha terá seu último ato público como ministro da Saúde na próxima segunda-feira, quando será substituído por Arthur Chioro, atual secretário de Saúde de São Bernardo do Campo.