Aventura e suspense no lançamento de livro infantil em Campinas

Edu, Alberto e Bruno são daquele tipo de amigo que todo mundo já teve – ou quis ter – na infância: inseparáveis, aventureiros e que adoram provocar um ao outro. E esta aventura vai terminar de um jeito que ninguém jamais poderia esperar, com direito a fantasmas e muito mistério.

Com muito suspense e situações inusitadas, a aventura do trio é contada em A Casa dos Bichos, primeiro livro infantil do cineasta e escritor Maurício Kaschel, que tem lançamento marcado em para às 16 horas deste sábado, 4 de outubro, no bairro Nova Campinas. Maurício estará presente e, além de autógrafos, irá conversar e trocar ideias com o público presente ao evento, que é aberto e gratuito.

“Esse é o tipo de história que eu gostava de ler quando mais novo, uma história de aventura, mistério, fantasmas e bichos…sempre gostei de tudo isso. Mas, quando comecei a escrever, eu não sabia exatamente como ela acabaria e isso é algo que eu gosto de fazer quando escrevo: deixar a história me levar”, conta o jovem autor campineiro, que completa 28 anos em novembro.

Apesar de ser a primeira incursão de Maurício na literatura infantil, A Casa dos Bichos não é nem de longe o primeiro de seus escritos. “Esse é meu primeiro livro publicado, antes de começar a escrevê-lo eu escrevia mais contos, pois nunca tinha pensado em escrever para o público infantil.

O que é de certa forma curioso, pois sempre fui fã desse tipo de história, seja em quadrinhos, desenho animado ou literatura”, conta ele, que publicou na Revista Vítreo, da FACAMP, além de mantém um blog com diversos trabalhos voltados para o público adulto (http://mauricio-kaschel.blogspot.com.br/).

Fã de Júlio Verne, mas também bastante eclético no quesito autores favoritos (na lista entram Lorenço Mutarelli, Charles Bukoviski, Jorge Luis Borges, Fernando Pessoa, Fernando Sabino, Conan Doyle, Ziraldo e Monteiro Lobato), Maurício conta que começou a escrever depois de um sonho que teve após ter sido vítima de um sequestro relâmpago. “Sempre digo que tem males que vem para o bem. O sonho foi muito real e parecia que eu sabia que estava sonhando.

Quando acordei estava espantado e tratei de registrar o sonho, mas quando fui ver tinha escrito um conto. Foi daí que comecei a escrever, comecei com contos bem curtos e depois fui desenvolvendo mais minhas narrativas.”

Sobre A Casa Dos Bichos, Maurício revela que não se inspirou em ninguém em particular quando criou os personagens principais nem em nenhum lugar existente para a casa onde a aventura se passa.

“Não que eu saiba. Com certeza, inconscientemente todos eles têm traços de pessoas que passaram pela minha vida, mas não me espelhei em ninguém em especial. E sempre gostei de explorar lugares desconhecidos, mas essa história e os personagens são inéditos. Ah, o cachorro é real, o Trovão, um boxer que eu tive”, diz, rindo.

A história foi ilustrada pelo pai do escritor, o quadrinista Sérgio Martins. “Isso foi bem curioso. Antes mesmo de receber a resposta da editora eu conversei com meu pai sobre a história e ele resolveu que iria ilustrá-la. Nem deu tempo de ele começar e a editora aprovou o livro.

Então nós começamos e pensar quais seriam e onde entrariam as ilustrações e minha avó Maura Kaschel, que é uma excelente artista plástica, pegou para fazer o sombreamento sobre os desenhos do meu pai. Foi um trabalho de equipe e de família, minha mãe participou da criação de todas elas também.”

Para Maurício, a principal mensagem da história é reforçar o valor da amizade e da família. “Mas tem também o respeito pela natureza e a quebra de pré-conceitos entre os três garotos. Procuro mostrar que às vezes as aparências enganam”, diz.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.