Ouça ao vivo

Regras para captação de água são aprovadas e devem vigorar em janeiro

As novas determinações para as regras de restrição de uso das bacias do PCJ foram aprovadas pelos municípios paulistas e a expectativa da Agência Nacional de Águas é de que passem a vigorar já na primeira semana de janeiro. Os representantes estiveram reunidos nesta quinta-feira, em uma reunião que aconteceu em Jundiaí. Para que a resolução seja publicada, depende ainda da aprovação dos representantes das cidades de Minas Gerais que também utilizam o sistema. Um novo encontro acontecerá nesta sexta-feira, em Camanducaia, no sul do estado, onde a questão deverá ser resolvida. De acordo com o superintendente adjunto de regulação da ANA, Patrick Thomas, a tendência é de que a reunião em Minas Gerais confirme a decisão tomada pelos municípios paulistas nesta quinta-feira.

O novo regulamento prevê o estado de alerta, quando as vazões forem maiores que 4, 1,5, e 2 m3/s nos rios Atibaia, Camanducaia e Jaguari respectivamente. O estado de restrição será definido quando as vazões forem menores que as mínimas do estado de alerta, quando haverá redução de 20 a 30% do volume diário previsto na outorga ou a suspensão da captação em determinadas horas do dia. Apesar da aprovação dos municípios paulistas, alguns setores indicam que haverá prejuízos em 2015, como é o caso da indústria. O vice-diretor do Ciesp de Americana, Leandro Zanini, entende que a aplicação das novas regras é necessária, mas afirma que os impactos no setor será grande, com diminuição da produção e demissões. As vazões consideradas para o estado de alerta e de restrição serão calculadas sempre as segundas e quintas-feiras.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Incêndio atinge empresa de recicláveis em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã deste sábado (25), equipes do Corpo de Bombeiros fazem rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu um comércio de sucatas, no bairro Distrito Industrial 1, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite de sexta-feira (24). As chamas já foram controladas. Não há registro de vítimas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.