Com relicitação, futuro de Viracopos é marcado por incerteza e preocupação

A expansão anunciada pelo consórcio Aeroportos Brasil, que assumiu em 2012 o aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, interior de São Paulo, com um lance de R$ 3,8 bilhões, foi audaciosa. Um novo terminal foi construído para ser inaugurado para Copa do Mundo de 2014. Sofreu vários atrasos e ainda hoje tem espaços inacabados.

São 178 mil m², 28 pontes de embarque e 65 vagas para aeronaves. Com capacidade de 25 milhões de passageiros ao ano.

Na apresentação aos investidores, a demanda de passageiros projetada para 2016 era de 17,9 milhões. Chegou a 9,3 milhões.

29 julho de 2017 – Assembleia Geral Extraordinária com acionistas na sede da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. A decisão – o terminal de Campinas será devolvido ao governo federal para relicitação, prevista na medida provisória 13.448, sancionada em junho desse ano. Com dívidas de cerca de R$ 500 milhões, atraso na outorga de 2016 e uma das principais acionistas envolvida na Lava Jato, a UTC, Viracopos será o primeiro a usar a “devolução amigável”.

A novidade causa incertezas e preocupação em usuários, como Gabriel Brescansin.

Quem investiu em negócios dentro de Viracopos já cogita deixar o aeroporto. Alex Gomes é responsável por um café há um ano no saguão do terminal.

A viabilidade de Viracopos, na análise do economista da Unicamp, Pedro Paulo Bastos, só ocorre em um cenário distinto do atual.

Diante da conjuntura, o economista vê a decisão pela relicitação como a mais adequada, o que não significa que não terá entraves. A “devolução amigável” prevê um período transição de 24 meses que pode ser prorrogado. Durante ele, a concessionária continua operando Viracopos, embora paralise os investimentos. A preocupação é com as burocracias e acordos (ou não) entre consórcio e governo federal.

No campo político, a decisão pela devolução de Viracopos não surpreendeu o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que vê como desafio mudar essa imagem de crise.

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Viação e Transportes se mobiliza para audiência pública sobre o assunto. São vários pontos a serem esclarecidos, como traça o membro do grupo, deputado federal, Vanderlei Macris, do PSDB.

Por cinco vezes, o aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi classificado como o melhor do Brasil. A pesquisa da Secretaria de Aviação Civil ocorre trimestralmente desde 2013.

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