A primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos aposentados de Campinas teve a data de pagamento alterada pela Prefeitura. Em um acordo inicial, o depósito seria feito nesta quinta-feira, 30 de novembro. Mas a Secretaria de Relações Institucionais informou aos aposentados que o benefício será pago em dezembro e janeiro. Os servidores realizaram um protesto em frente à Prefeitura. A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Campinas, Edna Barbosa, afirma que a alteração prejudica as contas já comprometidas dos aposentados.
A diretoria do STMC informa que a entidade solicitou uma reunião com o secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, para tentar diminuir o prazo estipulado pela Prefeitura para o pagamento do 13º dos aposentados.
Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas justificou que a medida foi tomada após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo proibir o uso do superávit do Instituto de Previdência Social do Município de Campinas, o Camprev. A Prefeitura informou ainda que está buscando na Justiça a reversão desta decisão do TJ. Caso obtenha êxito, o calendário para os pagamentos das duas categorias será imediatamente alterado. O cronograma para os servidores na ativa está mantido, com pagamento para os que ganham menos de R$ 5,4 mil.