Ouça ao vivo

Campinas estuda usar mosquito infectado para combater a dengue

Foto: Arquivo/ CBN Campinas

Com mais de 32 mil casos de dengue desde o início do ano, Campinas vive a terceira maior epidemia da doença na série histórica, que começou a ser contabilizada desde 1998, e estuda novas estratégias para combater esse problema. 

A cidade avalia utilizar mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia para evitar a proliferação da dengue. A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti.

Os mosquitos que carregam essa bactéria têm a capacidade reduzida de transmitir os vírus para as pessoas, diminuindo o risco de surtos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A medida foi discutida durante um encontro do prefeito, Dário Saadi, e representantes da Saúde com uma comitiva do Ministério da Saúde. Segundo o coordenador do Programa de Arboviroses da Prefeitura de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, o Ministério agora vai avaliar se a cidade pode fazer parte dessa ação. 

Os mosquitos e as bactérias não sofrem nenhum tipo de alteração genética. E essa ação já é realidade em cidades nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Em Niterói, por exemplo, a cidade mantém níveis baixos da doença. Essa ação acontece desde 2015 e, em 2023, o município tornou-se o primeiro no Brasil com 100% do território coberto pelo método.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Niterói, os números apontam a redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a intervenção entomológica. 

Os casos foram caindo ano a ano. Em 2015, ano da implantação do projeto, foram confirmados 158 casos de dengue em Niterói. No ano passado foram confirmados 55 casos de dengue na cidade. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.