Ouça ao vivo

MP recomenda dérbi sem torcida organizada e FPF acata

O Ministério Público expediu, na manhã desta quinta-feira (22), recomendação à Federação Paulista de Futebol para que a entidade adote todas as medidas cabíveis para garantir segurança para a realização do jogo Ponte Preta x Guarani, que será realizado no próximo sábado (24), às 18h30, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo Campeonato Paulista de Futebol da Série A-1. No documento, o MP recomenda especialmente que seja proibido o acesso ao estádio de membros de torcidas organizadas.

Em contato com a reportagem da rádio CBN Campinas, o Coronel Marinho, responsável pela segurança nos estádios em São Paulo, acatou o pedido do Ministério púlico. A partir de agora, todas as torcidas organizadas de Ponte e Guarani nao poderão entrar nos estádios até que se esclareça o assassinato do bugrino Anderson Ferreira. A decisão já vale para o derbi centenário deste sábado (24), no Moises Lucarelli.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça do Consumidor Valcir Paulo Kobori e pelo promotor do Júri Fernando Pereira Vianna Neto, destaca que a “a realização do jogo, na data prevista, nas atuais condições, representará séria ameaça à segurança pública”. O dérbi é a mais tradicional partida de futebol de Campinas.

De acordo com a recomendação, a proximidade entre este jogo e a morte de um torcedor, “em razão da exacerbada rivalidade, poderá provocar o confronto de grandes contingentes de torcedores dos times adversários, com embates físicos e desordens, com prejuízos e riscos aos torcedores e demais munícipes”.

O documento refere-se à morte de Anderson Ferreira, integrante da torcida Fúria Independente, do Guarani, dias depois de ser ferido gravemente durante confronto com torcedores rivais, no último dia 15, na saída de um jogo entre as divisões de base dos dois clubes.

A medida do MP também é baseada em ação preventiva realizada nessa quarta-feira (22) pela Polícia Militar, que surpreendeu 35 torcedores do Guarani, na sede da Torcida Fúria Independente, com 34 bastões de madeira e 17 barras de ferro que poderiam ser utilizadas para atacar torcedores da Ponte Preta no jogo do próximo sábado.

O documento recomenda ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, que “sejam adotadas as medidas cabíveis para que o evento se realize com segurança, recomendando, em especial, sejam utilizados os instrumentos previstos no Estatuto do Torcedor, como a limitação de acesso ao jogo de associados e membros de torcidas organizadas, nos termos do artigo 39-A e B, e tão logo haja eventual decisão neste sentido, incumba-se a FPF de realizar ampla divulgação da decisão”.

LINHAS DE ÔNIBUS

Haverá interdições no entorno do Majestoso a partir das 12h, com 15 pontos de bloqueio total nos seguintes cruzamentos:

– Rua Proença x Rua Barão de Jaguara;

– Rua Proença x Rua Dr. Quirino;

– Rua Proença x Rua Luzitana;

– Rua Proença x Rua Padre Antonio Joaquim;

– Rua Proença x Rua Thomaz Ortale;

– Rua Thomaz Ortale x Rua Fernando Costa;

– Rua Thomaz Ortale x Rua José Marchetti;

– Rua Capitão Pedro de Alcântara x Rua Luzitana;

– Rua Capitão Pedro de Alcântara x Rua Afonso Pena;

– Rua Casper Líbero x Rua Afonso Pena;

– Rua Casper Líbero x Rua Frei José do Monte Carmelo;

– Rua Casper Líbero x Rua Salvador Caruso;

– Rua Casper Líbero x Rua Fernando Costa;

– Avenida Ayrton Senna da Silva x Rua Monte Castelo;

– Avenida Ayrton Senna da Silva x Rua 29 de Janeiro.

 

Também serão feitos seis (6) bloqueios com acesso local (acesso somente a moradores; não será permitido estacionar nestas vias):

 

– Avenida Monte Castelo x Rua Thomaz Ortale;

– Avenida Monte Castelo x Rua José Marchetti;

– Avenida Monte Castelo x Rua Fernando Costa;

– Avenida Monte Castelo x Rua Frei José do Monte Carmelo;

– Avenida Monte Castelo x Rua Dom Lino Rodrigues de Carvalho;

– Avenida Monte Castelo x Rua Afonso Pena.

 

A EMDEC mobiliza um efetivo operacional de 33 agentes da Mobilidade Urbana, que ficarão em pontos estratégicos para orientar os motoristas.

Linhas extras

Foram criadas três linhas especiais – 9.01, 9.02 e 9.03 – para ligar os terminais Central, Campo Grande e Ouro Verde ao Estádio Moisés Lucarelli, com embarque e desembarque na Avenida Aquidaban, em trecho reservado entre as ruas Boaventura do Amaral e Irmã Serafina.

– A 9.01 terá frota de quatro (4) ônibus convencionais para o itinerário Terminal Ouro Verde / Estádio Moisés Lucarelli. Os veículos partirão do terminal a cada 15 minutos, das 15h às 18h.

– A 9.02 também terá quatro (4) ônibus convencionais, para o itinerário Terminal Campo Grande / Estádio Moisés Lucarelli. Os veículos partirão do terminal a cada 20 minutos, das 15h às 18h.

– A 9.03 terá um (1) ônibus convencional para o itinerário Terminal Central / Estádio Moisés Lucarelli. O veículo partirá do terminal a cada 15 minutos, das 15h às 18h30.

A partir das 20h, os nove ônibus das três linhas especiais ficarão à disposição na Avenida Aquidaban para o retorno dos torcedores, fazendo quantas viagens forem necessárias.

Linhas com mudanças nos itinerários

As interdições no entorno do estádio vão causar alterações operacionais em algumas linhas do Sistema InterCamp. Confira as linhas que terão mudanças nos itinerários:

– LInhas 3.60 e 3.67 (sentido Proença): circulam normalmente até Avenida Francisco Glicério, depois desviam por Rua Álvaro Ribeiro, Avenida da Saudade, Avenida Dr. Ângelo Simões, Avenida Monte Castelo e Rua Frei José de Monte Carmelo.

– Linhas 2.53, 3.49, 3.66 e 4.03: circulam normalmente até a Avenida Francisco Glicério, com posterior desvio por Rua Proença, Rua José Paulino, Avenida Aquidaban e Rua Boaventura do Amaral.

– Linha 3.64: circula normalmente até a Rua Irmã Serafina, depois desviam por Avenida Aquidaban, Rua General Marcondes Salgado e Avenida Princesa D’Oeste.

– Linhas 3.60 e 3.67 (sentido Castelo): circulam normalmente até Rua Frei José de Monte Carmelo, com posterior desvio por Avenida Monte Castelo, Avenida Dr. Ângelo Simões, Rua da Abolição, Avenida Francisco Glicério, Rua Proença, Rua José Paulino, Avenida Aquidaban e Rua Boaventura do Amaral.

 

Haverá 4 agentes da Mobilidade Urbana no Terminal Central, 2 no Terminal Campo Grande e 2 no Terminal Ouro Verde, antes e após o dérbi. Um agente da Mobilidade Urbana acompanhará as linhas especiais na Avenida Aquidaban.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.