O sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica da prefeitura de Campinas voltou a funcionar na tarde desta quarta-feira, depois de 5 dias fora do ar. Mesmo assim, a administração municipal afirmou que neste momento é possível que o programa fique lento, por conta do grande número de acessos. A secretaria de receitas pede que os contribuintes tenham paciência nestas primeiras horas, porque como a procura será muito grande é possível que o sistema não funcione 100%.
A prefeitura garante que não houve perda de dados. Ainda de acordo com a prefeitura, no início da próxima semana será publicado um Decreto com orientações aos contribuintes sobre como eles devem proceder com relação a prazos de emissão de notas e pagamento de impostos, afinal ele não pode ser punido por um problema no sistema da prefeitura.
A Secretaria de Receitas já notificou a IMA, com quem a Administração tem contrato, e esta já notificou a DSF – Desenvolvimento de Sistemas Fiscais, que é a responsável pelo programa da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. O poder público prometeu abrir um processo administrativo, com base na lei de licitações e contratos, para que sejam apuradas as causas e os responsáveis por este problema.