Ouça ao vivo

Ministro do Trabalho faz apresentação sobre programa em Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, esteve em Campinas nesta sexta-feira (11), onde participou do evento de apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. O evento contou com a presença de vários prefeitos da região, como o prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis, que destacou a importância do programa para a região. “É importante para que a gente possa gerar novos empregos e dar oportunidade para as pessoas que estão no mercado informal fazer um curso de qualificação e desempenhar novas funções nas prefeituras das cidades da Região Metropolitana de Campinas”.

Quem também destacou o programa foi o prefeito de Campinas, Dario Saadi, que também exaltou o programa. “Do nosso ponto de vista é um programa que é importante para todos municípios do interior do estado de São Paulo conhecerem, para ver se vão adotar ou não”.

O programa do Governo Federal é realizado em parceria com os municípios, e busca amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia, conforme explica o Ministro Onyx Lorenzoni. “Nós precisamos criar uma ‘rampa’ de Ascenção social entre os informais e o mundo da formalidade, para isso as prefeituras são parceiras importantíssimas, que conhecem suas populações mais carentes e através do programa as pessoas se oferecem para trabalhar, a prefeitura estabelece em que áreas do município elas vão trabalhar em meio turno, e no turno contrário fazem, no mínimo, um curso de qualificação por semestre”.

O programa consiste no oferecimento de bolsas pelas prefeituras para jovens entre 18 e 29 anos, e pessoas acima de 50 anos. As contratações se dão em regime de meio turno, pagando uma bolsa de meio salário-mínimo, com a condição de que no outro turno a pessoa realize algum curso de qualificação. O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

O ministro falou ainda sobre a geração de empregos no país. Ele ressaltou os números positivos registrados pelo Caged em 2021, e acredita que, mesmo com o impacto da guerra da Ucrânia na economia, o saldo de empregos no país será positivo em 2022. “O conflito deve trazer uma série de dificuldades, principalmente para a Europa, e a gente via ter uma maior demanda, eu acredito que tanto o comércio quanto a indústria agora com a redução de 1/4 do IPI, todas essas coisas somadas, nós vamos chegar a 1,5 milhão a 2 milhões de empregos gerados em 2022”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.