MPT atua para acabar com trabalho infantil em cemitérios de Campinas

O Ministério Público do Trabalho recebeu denúncia da ONG Movimento Vida Melhor, especializada na assistência social a menores vítimas do trabalho infantil, de que existe uma prática comum em todos os cemitérios de Campinas: a limpeza de lápides e placas de túmulos, especialmente em datas especiais, como finados, dia das mães, dias dos pais, páscoa e Natal.

De acordo com a denúncia, menores de idade recebiam entre 5 e 10 reais para fazerem a limpeza com o uso de uma solução composta de vinagre e limão, levadas pelos próprios menores e adultos que os acompanhavam.

Nesta semana foi feita uma reunião com representantes do Ministério Público e dos cemitérios Flamboyant, Acácias, Aleias, Parque das Flores, Sousas, Santa Rita, Amarais e Saudade para definirem um plano de ação contra esta prática.

De acordo com a Procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional de Combate a exploração do trabalho de crianças e adolescentes, Regina Duarte da Silva,  até mesmo funcionários dos cemitérios estariam incentivando os próprios filhos a limparem túmulos.

Uma ação de fiscalização a ser realizada em conjunto entre o Ministério Público do Trabalho e do Conselho Tutelar, com o apoio dos cemitérios, vai acontecer no dia das mães, um dos períodos mais movimentados destes locais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.