Os servidores públicos municipais de Americana aceitaram as propostas da Prefeitura da cidade, mas esperam o pagamento integral dos salários de outubro para suspender a greve, motivada pelo atraso dos direitos e que já dura dez dias. O depósito dos valores foi prometido para esta terça-feira, quando a categoria deve voltar a se reunir em frente ao Paço Municipal para aguardar o cumprimento do item.
Caso os vencimentos sejam quitados, o movimento será suspenso e as atividades na Saúde, Educação e Limpeza Pública serão retomadas na quarta-feira, próximo dia 19. Mesmo assim, segundo o diretor do sindicato, Antônio Forti, o funcionalismo promete permanecer em estado de greve e pode voltar a paralisar os trabalhos caso as outras datas não sejam respeitadas.
A decisão dos trabalhadores foi tomada em assembleia após reunião de uma hora entre o sindicato e a Prefeitura. Enquanto isso, quem ia até o Hospital Municipal Waldemar Tebaldi, encontrava dificuldades. Com apenas parte do efetivo trabalhando, a unidade apresentava demora e tinha a sala de espera cheia de pacientes. Era o caso de Tânia Maria, que acompanhava o marido, e Ismael Barbosa, que sentia dores nas costas.
Além da Saúde, a Educação e a Limpeza Pública também tiveram os serviços afetados, com a parcela de adesão à greve em 70%, segundo o sindicato. Consultada, a Prefeitura não informou a porcentagem, confirmou a formalização das propostas, mas não comentou a decisão dos servidores.