Dezenas de peixes, alguns deles de grande porte, morreram no trecho do Rio Atibaia, que fica próximo a Usina do Salto Grande e da subestação de energia da CPFL, nas margens da rodovia Dom Pedro, em Valinhos. No final da tarde desta sexta-feira, muitos peixes boiavam nas águas do rio e também se acumulavam nas margens. O cheiro forte indicava que eles já estavam em processo de decomposição. O motorista de caminhão, José Jacinto, passou no local pela manhã e percebeu que havia algo de diferente no rio. Ele só viu que eram peixes mortos, quando fez o caminho de volta, no final da tarde.
O presidente da associação de proteção ambiental Jaguatibaia, José Carlos Perdigão, afirma que o problema pode ter sido causado por causa da chuva que atingiu o sistema Cantareira nos últimos dias. Segundo ele, a vazão na região aumentou o que acabou movimentado o lodo existente no fundo do rio, prejudicando a qualidade da água e provocando a mortandade dos peixes.
Com a crise hídrica, vários rios da região apresentaram problemas relacionados a mortandade de peixes. Além do Atibaia, o rio Piracicaba também registrou casos.