Pichações, prédios abandonados, moradores de rua, mau-cheiro. A degradação na região que compreende o cinturão da Av. Andrade Neves é descrita como uma novela sem fim pelo Motorista Jair Fratini. Próximo à Estação Cultura há grande circulação de pessoas que descem do Terminal Metropolitano na região da antiga Fepasa. A babá Michele Francisca da Silva e a auxiliar doméstica Cláudia Valéria Toledo da Silva descrevem como muito desagradável esperar pelo ônibus na Avenida dos Expedicionários.
Além do buraco onde ficava o prédio da antiga rodoviária que sofreu implosão há quase cinco anos, a região concentra vários prédios abandonados, como o imóvel do antigo Hospital Sagrado Coração de Jesus na esquina das ruas Salustiano Penteado e Otávio Mendes e o prédio da antiga Cervejaria Columbia na Av. Andrade Neves. Hugo Nunes Moura é de Vinhedo e gosta de fazer compras em Campinas, mas se diz decepcionado na hora de passar pelas ruas em torno da rodoviária. O motorista de caminhão Antônio Dionísio do Carmo Januário mora em Sumaré e fica apreensivo quando precisa vir à Campinas. O Assistente Social, Marcos Hansen, sente o mesmo nos pontos de ônibus da Rua Dr. Ricardo.
A Prefeitura de Campinas informou que tem atuado nessa área de forma intersetorial – com as Secretarias de Assistência Social, Segurança, Saúde e Serviços Públicos – e multidisciplinar, para sanar as questões apontadas. Mais especificamente sobre as questões de Segurança, a Guarda Municipal informou que realiza patrulhamentos rotineiramente na área. Como resultado deste trabalho informa que foram realizadas várias apreensões de entorpecentes e suspeitos de tráfico e roubo foram encaminhados à delegacia para averiguação.
Entre as ações recentes, informa que na última quarta-feira um suspeito de ter roubado um celular foi detido pela GM na Avenida Governador Pedro de Toledo, pela equipe que realiza rondas na região. Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura informou que no momento atual está sendo realizada a revitalização do eixo da Glicério e que numa segunda etapa, a área citada na reportagem será contemplada.