Ouça ao vivo

Comitê PCJ critica adiamento de discussão de outorga do Cantareira

Foto: Leandro Las Casas

O adiamento para maio de 2017 da discussão da nova outorga para o Sistema Cantareira desagradou o Consórcio das Bacias dos Rios PCJ. A decisão foi tomada essa semana pela ANA – Agência Nacional de Águas  depois de um encontro que reuniu representantes dos governos Federal, de São Paulo e de Minas Gerais, além do Ministério Público e empresas responsáveis pelo abastecimento de água das cidades envolvidas.

Para a gerente técnica do PCJ, Andrea Borges, a situação não é boa para a região de Campinas.

A justificativa para o adiamento, de acordo com nota oficial emitida pela Agência, foi a complexidade do tema e a qualidade das propostas apresentadas.

Já o Professor da Unicamp e Especialista em Recursos Hídricos, Antônio Carlos Zuffo acredita que o adiamento foi a melhor decisão a ser tomada diante de uma incerteza das condições climáticas para os próximos meses.

Um dos principais entraves é que cada região abastecida pelos rios  defende um limite máximo diferente de retirada de água. A autorização para a retirada de água desses rios foi dada em 2004, válida por 10 anos, para que a Sabesp abastecesse o Sistema Cantareira. Mas esses rios também abastecem a região de Campinas.

Andrea alerta que a necessidade principal, hoje, é recuperar o Cantareira

Em duas semanas, os participantes da reunião desta semana, em Brasília, devem encaminhar propostas de uma agenda de discussões sobre o tema.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.