Ouça ao vivo

Crise gera economia de 10% de água após um ano em Campinas

O consumo de água em Campinas caiu 10,39%, segundo a Sanasa no comparativo do período de janeiro a setembro do ano passado com o deste ano. 2014 foi marcado pela a crise hídrica no estado de São Paulo. Campinas chegou a ficar dias com abastecimento comprometido em alguns bairros. Naquela época, mas precisamente no mês de outubro, em uma mina de Itupeva, campineiros formavam fila pra buscar água.

Nós voltamos a região dos DICs que foi uma das atingidas em 2014 com desabastecimento. Hoje, a situação foi normalizada e os moradores têm novos hábitos. Eles economizam água.

Em 2014, a promotoria na área de Meio Ambiente se mobilizava em relação à exploração do volume morto do Cantareira, a renovação da outorga. O promotor Ivan Carneiro destacava a gravidade do momento. Um ano depois, a mesma promotoria da área do GAEMA fala em mudança positiva na conscientização das pessoas, bem ao encontro do que relatam os moradores e comprova o dado da Sanasa. Mas para a promotora Alexandra Facciolli ainda há ainda desafios, principalmente na área de gerenciamento.

O Consórcio PCJ no ano passado acompanhou a crise hídrica. O diretor executivo, Francisco Lahoz, em uma das entrevistas a CBN eforçava as perdas em vários setores, com a falta de água. Hoje, Lahoz vê que esses setores aprenderam com crise e passaram a economizar água. Para ele, houve uma mudança cultural.

Campinas passou o período de crise hídrica sem decretar racionamento de água.

Mina de Itupeva em 2014 (Foto: Gláucia Franchini)
Mina de Itupeva em 2014 (Foto: Gláucia Franchini)
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.