CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas usa sobra de vacinas contra raiva animal

Em alerta devido a um caso de raiva canina no Jardim Aeroporto, Campinas iniciou uma ação de controle na região com materiais que sobraram da última campanha de vacinação, realizada

Campinas usa sobra de vacinas contra raiva animal
Em alerta devido a um caso de raiva canina no Jardim Aeroporto, Campinas iniciou uma ação de controle na região com materiais que sobraram da última campanha de vacinação, realizada em 2014. A medida foi necessária devido à falta da entrega do soro antirrábico pelo Ministério da Saúde, problema que afeta todo o Estado de São […]

Em alerta devido a um caso de raiva canina no Jardim Aeroporto, Campinas iniciou uma ação de controle na região com materiais que sobraram da última campanha de vacinação, realizada em 2014. A medida foi necessária devido à falta da entrega do soro antirrábico pelo Ministério da Saúde, problema que afeta todo o Estado de São Paulo e que causou o cancelamento da campanha em Campinas e outras cidades.

O médico veterinário da Unidade de Vigilância de Zoonozes, Ricardo Conde Rodrigues, explica que os produtos estão dentro da validade e serão suficientes somente para o trabalho iniciado no Jardim Aeroporto. A ação deflagrada no bairro envolve 50 agentes da Vigilância em Saúde que serão divididos em grupos em um raio de 56 quarteirões. Cada equipe será responsável por visitar as casas e informar os moradores.

Caso o local tenha cães ou gatos, a vacinação será feita e a previsão é que a campanha seja encerrada em três dias. A recomendação é para que a população evite contato com morcegos e animais com suspeita. O registro de raiva no bairro aconteceu em outubro depois de 33 anos do último caso contabilizado no município. A confirmação foi feita pelo Instituto Pasteur depois que um homem foi mordido ao socorrer o animal.

A situação deixou os moradores do Jardim Aeroporto em alerta, já que a maioria das casas possui animais de estimação, que podem morder ou ter outro tipo de contato com morcegos infectados nas ruas ou em quintais. Com medo, Nadir Aparecida vacinou a cadela de estimação. Ela conta que não deixa o animal sair na rua, mas preferiu não arriscar. Quem encontrar um morcego em casa pode entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonozes de Campinas pelo telefone 3245-1219.

Compartilhe

Conteúdos