Estudos defendem frutas e aleitamento materno contra doenças

Ingestão de frutas ajuda no combate a doenças

Envelhecer com saúde é sem dúvida uma das maiores preocupações do ser humano. E uma alimentação saudável é uma grande aliada. A ingestão de alguns alimentos elevam a qualidade vida e podem ajudar até no combate a doenças como o câncer, por exemplo. Desde o último domingo a Unicamp sediou a 11ª edição do Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, que discutiu, entre outros aspectos, mecanismos moleculares capazes de agir em desgastes físicos e doenças inflamatórias e crónicas.

Entre esses estudos uma professora da Nova Zelândia, que esteve entre as mais de 150 palestrantes do encontro, apresentou dados sobre a fruta Kiwi. Segundo ela o alimento é capaz de ajudar no combate de doenças como o câncer. Já a professora Gláucia Pastore, nutricionista e organizadora do evento foi além, e disse que a fruta também pode ajudar no combate e doenças virais, como a dengue, por exemplo.

A alimentação no início da vida também foi discutida durante a palestra do professor David Mills, do Departamento de Alimentos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em entrevista à CBN ele divulgou que um estudo comprovou que o leite materno influencia diretamente na formação da flora intestinal do recém-nascido.

O estudo, financiado pela Fundação Bill Gates, teve o interesse de analisar os benefícios do leite materno na microbiota da criança, tendo como base países ainda em desenvolvimento, já que muitas delas estarão suscetíveis a doenças ao ingerir água ou alimentos contaminados. O professor David Mills lembrou que cada país tem sua cultura e suas tradições, mas a amamentação deve ser prioridade em qualquer lugar do planeta.

DE CPS/ RAFAEL PIO

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso após tentativa de assalto a banco em Barão Geraldo, em Campinas

Criança morre atropelada após sair escondida para ir até casa do avô

Águas de São Pedro sedia congresso entre prefeituras ‘Amppesp Fomenta 2025’

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.