O secretário municipal de cooperação nos assuntos de segurança de Campinas, Luiz Augusto Baggio, afirmou que a cidade tem condições de monitorar os pontos críticos que precisam ser mapeados no programa de combate ao crack. A discussão se o município tinha esse potencial surgiu na semana passada quando foi divulgado que 60 câmeras de monitoramento que seriam enviados pelo Governo Federal ainda não haviam chegado, e que o município devolveu 150 armas não letais enviadas para munir a Guarda Municipal de Campinas. A devolução aconteceu porque os equipamentos apresentaram defeitos. Mesmo assim, segundo Luiz Augusto Baggio, o trabalho é realizado com os equipamentos que já estão à disposição.
Sobre as armas que foram devolvidas, o secretário informou que se tratam de equipamentos não letais, as chamadas armas de choque, e que foram constatadas que apresentam problemas, o que coloca em risco a própria ação do Guarda Municipal
Luiz Augusto Baggio finalizou dizendo que aguarda a resposta do Governo Federal para saber quando as armas serão repostas.