Ouça ao vivo

Procon Campinas faz campanha para inadimplentes quitarem dívidas

Procon Campinas faz campanha para renegociação de dívidas

Clientes inadimplentes em Campinas terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com apoio do Procon. É que o orgão realiza na cidade até o dia 15 de dezembro a 2ª edição do programa “Crédito Consciente – Renegociação de Dívidas”, no qual o consumidor vai poder solicitar o parcelamento ou redução de débitos junto a fornecedores. A ação acontece em todos os postos do Procon em Campinas ou através do site procon.campinas.sp.gov.br. Basta preencher um formulário sugerindo a forma de pagamento da dívida e o órgão de proteção fará a intermediação. O diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo lembra que na primeira edição do programa, em 2014, o orgão trabalhou intermediando as negociações apenas com bancos e os resultados foram positivos.

A campanha acontece em um bom momento, segundo a economista e professora da universidade Mackenzie, Leila Rocha Pellegino, pelo fato dos trabalhadores estarem na época de receber o 13º salário. Mas ela alerta para algumas situações como, por exemplo, se atentar para quem está fazendo a intermediação, evitando possíveis taxas adicionais abusivas ou até fraudes.

A economista Leila Pellegrino também dá a dica para que o inadimplente pague primeiro as dívidas com valores mais altos e que consequentemente geram mais juros.

Outra sugestão importante é que o cliente não assuma valores que posteriormente não terá condições de arcar, o que pode gerar quebra de acordo, novas ações judiciais e aumento da dívida. Os consumidores que tem qualquer dívida com bancos ou comércio de Campinas poderão se dirigir a uma agência do Procon ou acessar o site procon.campinas.sp.gov.br até 15 de dezembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.