O Centro de Tratamento de Queimaduras de Campinas está pronto e equipado e a previsão é de que a unidade, que conta com 12 leitos, comece a funcionar no final de janeiro. Isso porque ainda é necessária a realização de treinamento dos funcionários antes que a nova ala receba os pacientes. O centro foi construído no prédio da Santa Casa de Campinas e receberá pacientes do SUS, conveniados e particulares. Neste momento serão 12 leitos, mas há a possibilidade de abertura de mais oito.
O coordenador do Centro de Tratamento de Queimaduras, Flávio Nadruz Novaes, com a nova ala, Campinas terá capacidade para atender adequadamente todos os municípios da região metropolitana. Ele afirma que o número de leitos que estarão disponíveis foi calculado de acordo com a demanda por internações na RMC. O prefeito Jonas Donizette disse que a ala conta com os equipamentos mais modernos para o tratamento de queimaduras e reforçou a condição da unidade, que poderá ser ampliada para 20 leitos, caso haja a necessidade.
O centro de queimados será também utilizado pelas faculdades de Medicina da PUC-Campinas, Unicamp e São Leopoldo Mandic para o treinamento de seus alunos.