A Prefeitura de Campinas anunciou que em 2016 não irá repassar verba para as escolas de samba da cidade, inviabilizando o tradicional desfile anual das escolas, que em 2015 aconteceu na Avenida Francisco Glicério. O Secretário de Cultura de Campinas, Nei Carrasco, explica o motivo. “É por uma questão financeira, estamos saindo de um ano de uma grave crise financeira, e entrando em outro com perspectivas negativas. O carnaval de rua, com blocos, acontecerá normalmente”. Ele justifica o fato das escolas não receberem o repasse, dizendo que a verba disponível para a pasta em 2016 será empregada em outras ações e iniciativas de responsabilidade da secretaria.

Carrasco afirma ainda que as escolas entenderam a posição da Prefeitura, e que se viabilizarem o desfile financeiramente mesmo sem o repasse, contarão com a ajuda da administração municipal para a realização dos desfiles.
O Presidente da Liga das Escolas de Samba de Campinas, Edison Joia, lamenta a falta do repasse, e afirma que farão alguma ação apenas para o carnaval “não passar em branco”. “Recebemos a notícia com muita tristeza, pois a comunidade espera o ano inteiro para manifestar a cultura popular, e não poderemos. Mas faremos alguma coisa mais modesta nas comunidades”. Quanto à ideia de conseguir verba privada para o financiamento das escolas, viabilizando o desfile, Jóia não acredita ser possível, uma vez que o carnaval é logo no início de fevereiro, não havendo tempo hábil.
O Carnaval de Campinas conta com 4 escolas no grupo especial, 3 no grupo de acesso, além de outras duas que pleiteiam entrada no grupo de acesso. A ideia da Prefeitura e da Liga é que os desfiles retornem em 2017.