
Os técnicos da Prefeitura de Campinas trabalharam na manhã dessa segunda-feira para limpar a lama e restos de concreto na marginal do Piçarrão, danificado pelos alagamentos que afetaram a região desde sexta-feira.
O asfalto da avenida recém-inaugurada na última terça-feira não resistiu e cedeu no trecho da Av. Silvio Moro, que fica na Vila Industrial.
A água, que chegou a 80 cm, destruiu móveis, eletrodomésticos e até carros.
Maria Aparecida Pereira Ferreira conta que um alagamento como esse não ocorria há pelo menos 6 anos.
O prejuízo atingiu vários moradores no local. Os moradores acreditam que o problema pode ter relação com a obra e pedem indenização. Eles alegam que o novo asfalta causa represamento no trecho.
A Prefeitura de Campinas informou que as chuvas verificadas na tarde do dia 25 de dezembro de 110 milímetros de precipitação no intervalo de uma hora e 40 minutos na região do córrego Piçarrão ultrapassaram em muito a média histórica do mês, o equivalente a 20 dias de chuva nesta época do ano.
Informa que os danos observados no local decorreram do volume de água registrado que fez transbordar a mureta de contenção garante que as obras de asfaltamento foram executadas de acordo com as normas apropriadas para aquele empreendimento, mas não resistiram à excessiva precipitação. A Prefeitura informou ainda que dará início a estudos de modo a conter alagamentos na região.