As gestantes em situação de vulnerabilidade social poderão contar a partir de atrásra com um serviço de apoio e também para os seus bebês. Trata-se de parceria entre o Instituto Padre Haroldo e a Secretaria de Saúde de Campinas.
Nesta terça-feira um convênio foi assinado com previsão de investimento de até R$ 2,5 milhões para o prazo de dois anos. Os recursos serão repassados proporcionalmente ao número de gestantes atendidas.
A Casa da Gestante tem capacidade para acolher 20 pessoas, sendo gestantes e filhos de 0 a 6 anos de idade, por um período de até dois anos. Para isso, elas devem aceitar, voluntariamente, os cuidados. O Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, explicou como vai funcionar o serviço
O objetivo principal da instituição, além do cuidado e assistência, é o fortalecimento do vinculo binômio mãe e bebê, ajuda na diminuição de mortalidade materna por causas evitáveis, diminuição de situações de abandono, de negligencia, e aumento na adesão nos cuidados pré natal.
Jonas Donizette ressalta exatamente esses cuidados, com uma atenção no aspecto psicológico. A Casa da Gestante fica na Rua Dona Rosa de Gusmão, 686, no Jardim Guanabara, em Campinas.