Ouça ao vivo

Imóveis de área contaminada no Mansões Santo Antônio serão isentos de IPTU

Mansões
Parte do Mansões Santo Antônio terá será isenta do IPTU

Os proprietários de imóveis de uma área contaminada no bairro Mansões Santo Antônio, em Campinas, passarão a ter isenção de IPTU, e perdão da dívida de IPTUs anteriores que não tenham sido quitados.

Mansões
Parte do Mansões Santo Antônio será isenta do IPTU

A proposta foi aprovada na terça-feira na Câmara Municipal, e se baseia no impedimento existente para os proprietários utilizarem os terrenos ou alterarem os imóveis já existentes, e na desvalorização da área, como detalha o Secretário Municipal de Finanças, Hamilton Bernardes. “Eles não podem construir, reformar, ampliar, não podem ter nenhuma ação nessa área. Por isso, foi feita uma isenção e remissão dos valores dos IPTUs, pois não é justo os proprietários terem um terreno que não pode ser devidamente utilizado e terem que pagar IPTU”.

A área que será beneficiada pela isenção consta no decreto número 18.669, de 13 de março deste ano. O decreto estabelece diretrizes, procedimentos e restrições relativos à duas áreas contaminadas. A restrição tipo um compreende a área entre as ruas Jasmim, Adelino Martins; Arquiteto José Augusto da Silva, João Preda, Lauro Vanucci, e Luis Otávio. Já a tipo dois, onde há mais restrições, abrange uma área específica entre as ruas Hermantino Coelho e Arquiteto José Augusto da Silva.

O projeto é de autoria do Prefeito Jonas Donizette, e deverá entrar em vigor no início de 2016. “O Prefeito entende que é uma área onde a cobrança de IPTU é injusta, a área está contaminada e sofreu desvalorização. Agora o projeto passará pelos trâmites normais até chegar para o Prefeito assinar”. A remissão será concedida apenas àqueles que têm débitos de IPTU com a Prefeitura. Quem pagou o iptu nos últimos anos, não será ressarcido.

O bairro Mansões Santo Antônio está entre as 10 áreas críticas em contaminação no Estado De São Paulo, segundo relação da Cetesb. A contaminação foi gerada pela Proquima, uma empresa do ramo químico, que funcionou na rua Hermantino Coelho no período de 1976-1996.

Em 1996, a Concima Incorporadora e Construtora adquiriu a área para a construção de oito prédios de apartamentos. Apenas três foram construídos, sendo um deles já possuía moradores em 2001, quando foi confirmada a contaminação. Desde então, a Prefeitura de Campinas, Ministério Público e Cetesb têm atuado em conjunto para controlar os danos, e tentar resolver o problema ambiental.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.