A Prefeitura de Campinas iniciou um processo de licitação para a ampliação dos novos modelos de coleta de lixo no município. A proposta da administração é adotar a coleta subterrânea para os espaços públicos e o uso de contêineres deverá ser estendido para toda a cidade. Várias regiões estão passando por análise para a implantação do sistema e em 2016, esse serviço deverá ser adotado no bairro Ponte Preta. Esses dois modelos de coleta de lixo são mais eficientes e baratos segundo a administração.
O poder público informou que a ampliação do modelo de lixeira subterrânea está em processo de licitação. O diretor do departamento de limpeza urbana de Campinas, Alexandre Gonçalves, afirmou que as áreas onde este sistema está implantado estão sendo estudadas. Ele disse que, mesmo após o processo de revitalização, a Avenida Francisco Glicério também poderá receber os equipamentos.
O diretor do departamento de limpeza urbana de Campinas afirmou que a proposta é mudar o comportamento da população em relação à coleta de lixo. Segundo Alexandre Gonçalves, há a necessidade de conscientizar a população sobre sua responsabilidade neste novo sistema. A coleta em contêineres em Campinas já funciona em alguns bairros, como Mansões Santo Antônio, Fazenda Santa Cândida, Alto Taquaral, Primavera, Centro e Cambuí, além dos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio.