Ouça ao vivo

Secretaria de Saúde investiga casos de microcefalia em Campinas


A Secretaria de Saúde de Campinas investiga se quatro bebês com microcefalia,  podem ter relação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os exames laboratoriais estão sendo feitos pelo Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo. A expectativa é de que os resultados saiam em duas semanas.

Dois dos casos são de bebês nascidos em Campinas mas de mães que moram em Sumaré. Já em Campinas, uma das crianças ainda não nasceu e a microcefalia foi diagnosticada por ultrassom.

O Secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, recomenda que as mulheres grávidas façam normalmente o pré-natal e que sigam seus planejamentos.

Em Campinas, nascem por ano, cerca de 21 mil bebês.  Destes, aproximadamente seis a sete mil são de mães que moram em outras cidades mas que têm os filhos em Campinas.

O secretário reforça a necessidade de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika, da febre Chikungunya e também da dengue.

Cármino também disse que havendo qualquer suspeita ou aumento inesperado de casos, a secretaria irá notificar o Ministério da Saúde e comunicar a população.

Alguns casos suspeitos de zika em moradores de Barão Geraldo e do Jardim São Marcos chegaram a ser investigados em Campinas, mas todos foram descartados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.