Ouça ao vivo

Transparência em contas põe Indaiatuba e Sumaré nos extremos da RMC

Um ranking divulgado pelo Ministério Público Federal classificou os municípios de Indaiatuba, Sorocaba e São Paulo como os três mais transparentes quando o assunto envolve as contas públicas. Os três tiveram nota 9,3. Nenhuma outra cidade da Região Metropolitana aparece nas vinte primeiras colocações. Campinas, mesmo, figura na 26º posição com uma nota 7,6.

De uma nota que varia de 0 à 10, no geral, os municípios paulistas obtiveram o índice de transparência 4,8, superior à média nacional de 3,91.

Na região de Campinas, Sumaré foi uma das piores no quesito transparência como conta o Procurador da República, Edilson Vitorelli.

Caso elas não sejam cumpridas, serão ajuizadas ações civis públicas com o objetivo de sensibilizar o Poder Judiciário sobre a relevância de os Estados e Municípios se adequarem às leis.

Já nos casos de cidades que, ao fim do prazo, nem sequer criem portais na internet, a atuação do MPF poderá envolver ação de improbidade contra o respectivos prefeitos. O procurador da República explicou como foi feito o ranking

O questionário foi desenvolvido por representantes de vários órgãos como Conselho Nacional do Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.

As recomendações serão expedidas via sistema eletrônico, para que os gestores sanem as irregularidades em até 120 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.