A nova zona azul está perto de sair do papel. O sistema atual, implantado em 1979, será substituído por um sistema eletrônico, com parquímetros, que serão de responsabilidade de uma concessionária, como conta o Secretário de Transportes de Campinas e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. “Neste momento estamos finalizando toda documentação necessária para a licitação, para uma concessão de 15 anos. Até o final de janeiro deveremos lançar essa licitação, e em 60 dias fechamos isso, e partir de março do ano que vem então ele começará a ser implantado no município”.
A primeira fase da implantação da nova zona azul compreenderá a modernização do sistema atual, que conta com quase 2 mil vagas .A fase seguinte, que ocorrerá nos próximos três anos, será a expansão da zona azul para bairros que hoje não a possuem. As atuais 2 mil vagas passarão a ser 8 mil, e chegarão às regiões do Cambuí, Taquaral, Nova Campinas, Botafogo, Vila Industrial, Ponte Preta e Jardim Aurélia. “Elas serão implantados em vias de grande demanda por estacionamento, que são próximas aos comércios. Vias residenciais não serão contempladas”, garante Barreiro.
A expansão da zona azul tem causado polêmica. Comerciantes da Vila Industrial, como Viviane Costa, reclamam da medida. “Isso irá inibir clientes a utilizarem o comércio do bairro. Isso fará com que haja mais estacionamentos com preços abusivos”.
Motoristas que costumam estacionar seus carros nas vias do bairro para utilizarem o comércio também reprovam a expansão da zona azul. Caso do aposentado Valter Quintana. “Eu acho que a zona azul aqui não tem sentido, o bairro é quase periférico. O bairro é tranquilo, exceto quando há evento no teatro (Castro Mendes). Hoje é inviável, não facilita para ninguém”, opina.
Polêmica à parte, o Presidente da Emdec conta que a nova zona azul contará com um sistema moderno, que facilitará a aquisição por parte dos motoristas. “Será possível adquirir o direito de uso das vagas via celular, tablete e parquímetro, facilitando o uso e a fiscalização”.
O novo sistema terá três tipos de vaga, com limites de tempo diferentes: uma, duas e quatro horas em que o veículo poderá ficar estacionado. O tempo variará de acordo com o local da cidade em que a vaga se encontra, e o movimento neste local.