A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nas prefeituras de Americana e Sumaré, na manhã desta terça-feira (19/01). Segundo nota do Deiter-9, as investigações são relacionadas a organizações criminosas e partiram da Polícia Civil da cidade de Bebedouro, relacionadas à merenda escolar.
No processo são citadas a Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar, a Horta Mundo Natural e a Associação Agrícola e orgânica de Bebedouro. Com essas citações, a polícia civil reforça que as buscas nas prefeituras de Sumaré e Americana visaram documentos relacionados a elas, como anotações, processos de chamadas públicas, orçamentos, computadores, telefones, mídias digitais, dinheiro e cheques.
Em Americana, o foco foi a Secretaria de Educação. A prefeitura disse apenas que os contratos investigados foram firmados na gestão anterior.
Em Sumaré, duas secretarias foram alvos dos trabalhos dos policiais civis. Por nota, a administração disse que as três empresas envolvidas na
investigação sequer participaram dos processos licitatórios do município, portanto, segundo a prefeitura, não têm qualquer tipo de vínculo ou contrato . Apesar disso, a assessoria de imprensa disse que vai fornecer todas as informações solicitadas pelos investigadores.