Ouça ao vivo

Vazão no PCJ chega aos três dígitos mantendo rios sem restrição

Atibaia atinge 41,22 m3/s de vazão

A vazão no baixo Atibaia chegou a 147 m³/s nesta segunda-feira (18/01). É a primeira vez que alcança os três dígitos desde que a reportagem faz o monitoramento das vazões diante da crise hídrica de 2014. Se compararmos com dados da quinta-feira (14/01), a vazão quase dobrou. O Atibaia abastece 95% de Campinas.

Os rios Camanducaia e Jaguari também chegaram aos três dígitos, com vazões de 115 e 287 m³/s, respectivamente. O Jaguari teve a vazão triplicada nos últimos dias. No Camanducaia o volume de água é cinco vezes maior que no final da semana passada. O impacto é no montante do Cantareira e Jaguari, que alcança 78 m³/s. Na semana passada, estava em 27.

Os três rios chegaram a ficar em estado de alerta em setembro do ano passado, com vazões em torno dos 4 m³/s. Os dados são da Sala de Situação do PCJ.

O Rio Piracicaba vai à contramão deste cenário, chegando nesta segunda-feira, de acordo com o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo, em torno dos 600 m³/s de vazão, havendo uma queda. Nos últimos dias, chegou a transbordar, quando teve vazão de 800 m³/s.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.