Ouça ao vivo

CPAT em Campinas tem fila na volta do Carnaval

Foto: Valéria Hein

A fila no Centro Público de Apoio ao Trabalhador, na região central de Campinas, indica que a volta à rotina após o carnaval é vista como uma nova esperança para quem está em busca de emprego na cidade. O local concentra trabalhadores de diversas áreas e que procuram por vagas em qualquer setor, mesmo com preferência por algo específico. É o caso, por exemplo, de Rodrigo Luz, acostumado com a área de logística. Assim como a maioria no CPAT, ele também depende dos bicos para se manter, mas afirma que até mesmo essas chances esporádicas estão minguando.

Por isso, conta que quer achar logo um novo emprego fixo. E Rodrigo não é o único a estar desde 2015 sem trabalho. Na fila, há pessoas fora do mercado há seis, oito, 10 meses, reflexo de um ano negativo que deixou Campinas em 15° no ranking nacional do Caged. Ao todo, a cidade teve 15.694 demissões entre janeiro e dezembro, o quarto pior resultado no estado de São Paulo.

O índice inclui Paulo Henrique, que se aproxima de completar um ano desempregado. Em meio ao desânimo, diz que não vai escolher muito devido ao tempo em que está parado. Ele mora com a mãe e um filho e também afirma que as oportunidades de trabalho temporário são cada vez mais raras. O desemprego em Campinas em 2015 seguiu o resultado da Região Metropolitana, com 39.621 demissões, o pior índice dos últimos 24 anos. O saldo negativo foi registrado em todo o País.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.