O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, deixou a presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Ele ficou um ano no cargo e deixa a liderança poucos meses antes das eleições. No lugar dele, assumiu o prefeito de Itatiba, João Gualberto Fattori, do PSDB, que não concorre à reeleição por já estar no segundo mandato. Denis Andia, do PV e de Santa Bárbara d’Oeste, continua como vice.
Questionado sobre a saída, Jonas alegou que o período de 12 meses já estava previsto quando assumiu a cadeira, mas não negou que o momento coincide com a preparação dele para a campanha de reeleição. Jonas ainda reconheceu o protagonismo exercido por Campinas no Conselho nesses últimos 12 meses, mas defende que haverá continuidade na integração e proximidade com o Governo do Estado.
A relação com o governador Geraldo Alckmin, inclusive, foi um dos pontos fortes de Jonas exaltados pelos demais prefeitos no ano passado. Agora com Fattori, a aposta ainda é essa, mas principalmente no partido. A posição é reforçada pelo próprio prefeito de Itatiba e novo presidente do Conselho Metropolitano, que se diz amigo de Alckmin e prevê mais contatos importantes para o desenvolvimento da Região de Campinas.
João Gualberto Fattori ainda descarta que o envolvimento de perfeitos da região em campanhas de reeleição resulte em menor participação no Conselho este ano. Ele diz que vai cobrar o envolvimento de todos. Um dos projetos definidos prevê o combate uniforme ao aedes aegypti e a integração de todas as pastas de cada Administração Municipal, a exemplo do que já ocorre em algumas cidades, como Sumaré e Campinas