Secretaria de Saúde de Mogi Mirim confirmou o primeiro caso de zika vírus em uma moradora da cidade. Trata-se de um caso importado, isto é, o zika foi transmitido fora do município.
A mulher de 41 anos viajou em janeiro para as cidades de Presidente Epitácio e Cruzeiro D’Oeste, que possuem casos confirmados da doença. A paciente começou a passar mal durante a viagem, tendo alguns sintomas da doença de forma branda.
No dia 5 de janeiro, a paciente ligou para o Centro de Controle de Zoonoses e, imediatamente, foi encaminhada para a Vigilância Epidemiológica. O material para a sorologia foi coletado para dengue e para zika. Para dengue, o resultado deu negativo, confirmando assim, a suspeita de zika.
Além do caso confirmado em Mogi Mirim, a Secretaria de Estado da Saúde informou que na Região Metropolitana de Campinas foram registrados até atrásra cinco casos. Americana, Campinas e Sumaré contabilizam um caso autóctone cada. Já Paulínia e Cosmópolis tem um caso também, mas importados.
Outras duas cidades da região também registraram casos de zika vírus. Piracicaba com dois casos contraídos no próprio município e Atibaia com um caso importado.
Ainda de acordo com a pasta da saúde, em todo o Estado são 61 casos, sendo 35 autóctones e 26 importados. Um caso na capital paulista está em investigação.