Ouça ao vivo

Ouro Verde teve 30% dos assassinatos registrados em Campinas em 2015

A região do Ouro Verde concentrou quase 30% dos homicídios e 30% dos latrocínios registrados em Campinas em 2015. A cidade teve 126 assassinatos ao todo, sendo 34 no distrito. O município registrou 11 roubos seguidos de morte. Três deles na área em questão. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado, através dos índices da delegacia dessa região.

Essa região já liderava os índices de criminalidade no primeiro semestre do ano passado, quando a reportagem chegou a conversar com o delegado do Distrito Policial responsável, o 9° DP.

Luís Paulo Oliveira Silva dizia que seria necessária uma estrutura maior da Polícia Civil. E relacionava as mortes principalmente por questões de drogas e como crimes passionais.

Sobre estrutura e funcionários, neste início de ano, a Secretaria de Segurança Pública do Estado disse por nota que estão em andamento concursos públicos com 2301 vagas no estado, entre delegados, escrivães e investigadores. Sobre Campinas, diz que a região recebeu desde 2011, 228 policiais civis.

A Polícia Militar também foi questionada e no meio do ano passado reconhecia fatores sociais nesta região do Ouro Verde. O coordenador Operacional do 47° Batalhão da Polícia, major Sidney Maurano, destacava ainda a relação dos assassinatos com o mundo do crime.

Em 2015, a PM reforçou que fazia policiamento preventivo e que intensificava constantemente, nas áreas que mais vulneráveis com base nas estatísticas. Nesse ano, disse que conta com apoio do Baep e que tem números diferentes dos assassinatos na região do Ouro Verde. Segundo a PM, seriam sete em 2014 e 2015.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.