CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pesquisadores identificam ‘impressão digital’ do zika vírus

Os pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas, identificaram pela primeira vez a “impressão digital” do zika vírus. Os estudos, que acontecem desde novembro, envolvem 20 pesquisadores e

Pesquisadores identificam ‘impressão digital’ do zika vírus
Os pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas, identificaram pela primeira vez a “impressão digital” do zika vírus. Os estudos, que acontecem desde novembro, envolvem 20 pesquisadores e fazem parte da força-tarefa nacional determinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia contra as doenças relacionadas ao Aedes aegypti. A partir do mapeamento genético do vírus, […]
Os pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas, identificaram pela primeira vez a “impressão digital” do zika vírus. Os estudos, que acontecem desde novembro, envolvem 20 pesquisadores e fazem parte da força-tarefa nacional determinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia contra as doenças relacionadas ao Aedes aegypti.
A partir do mapeamento genético do vírus, que já havia sido feito pela Fiocruz, os pesquisadores avançaram e visualizaram a sua estrutura molecular. Com isso é possível entender como eram os mecanismos da infecção e como ele interagia com as células humanas.
Na  última  quinta-feira , o  Ministério da Saúde incluiu, o vírus da zika na lista nacional de doenças com notificação obrigatória. Isso significa que os profissionais de saúde das redes pública e particular são obrigados a informar às autoridades de saúde os casos de doença e morte pelo vírus da zika. A dengue e a chikungunya já estavam na relação.

Conteúdos