Ouça ao vivo

Câmara vai apurar pichações nazistas na Unicamp

Denúncias de pichações com símbolos nazistas levaram o vereador Carlão do PT a visitar o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em Campinas. As ofensas serão analisadas pela Câmara. As inscrições foram feitas em um dos prédios do local, em meio a outras pichações, perto de uma das escadas, e chamaram a atenção dos alunos. O mestrando de Ciências Sociais, Gabriel Pereira, fala em provocação.

Ele lamenta o conteúdo dos atos, com menção aos ideais de supremacia branca, e acredita que os responsáveis não são estudantes do instituto. Ainda assim, pede que o contexto das mensagens seja debatido. Uma das mensagens fazia referência à seita Ku Klux Klan, que pregou, principalmente no século passado, a supremacia branca nos EUA para justificar a violência contra negros, judeus e imigrantes.

Ciente das denúncias, o vereador Carlão do PT visitou o campus e quer se reunir com a reitoria da universidade. Ele é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e cobra maior combate ao discurso de ódio. Para o político, esse tipo de manifestação dentro do ambiente acadêmico configura uma situação grave de ofensa e discriminação. Ele conta que os atos se somam a outros, machistas e homofóbicos.

O vereador do PT já é autor de uma moção de apelo ao reitor da universidade, José Tadeu Jorge. No documento, pediu providências sobre atos semelhantes. Ele planeja promover um encontro da Comissão para discutir e criar esforços para responsabilizar os culpados. Procurada para comentar as pichações, a Universidade Estadual de Campinas não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.