Ouça ao vivo

Campinas tem primeiro caso de zika vírus em gestante

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou o primeiro caso de zika vírus em uma gestante contraído na própria cidade. A mulher está sendo acompanhada pelas equipes de saúde e passa bem. Este é o segundo caso da doença em Campinas. O primeiro foi registrado em 2015 em homem de 20 anos que tinha doado sangue e foi através do Hemocentro da Unicamp que houve a confirmação.

A mulher, de 30 anos, deverá ser assistida durante toda a gestação, até o nascimento do bebê, que também será acompanhado. Ela está na 17ª semana de gestação e, até o momento, não foi diagnosticada microcefalia no bebê. Ela mora na região Norte, na divisa com Sumaré.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde já foram adotadas  medidas sanitárias na área de residência da jovem. Os trabalhos incluíram busca ativa de pessoas com sintomas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, controle de criadouros (com telagem de caixas d´água), orientação casa a casa quanto à prevenção destas doenças e do controle do mosquito e aplicação de larvicida nos criadouros não removíveis.

A Secretaria de Saúde de Campinas divulgou também uma redução de 98,6% no número de casos de dengue na cidade. Em 2016, somando os dois primeiros meses, foram contabilizados 115 casos da doença. No mesmo período de 2015 foram 8368 casos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.