Ouça ao vivo

Denúncias de maus tratos de animais triplicam em Campinas

As denúncias de maus tratos de animais triplicaram em 2016, em Campinas, segundo protetores de ONGs e grupos que fazem a assistência. Liliane Costa Teixeira conta que número de pedidos de ajuda por dia chega a 40. A instabilidade política e a crise econômica surgem como um agravante – com os gastos, cães e gatos são abandonados.

Um dos casos mais recentes é de uma casa no Parque Jambeiro, onde cerca de 50 gatos foram encontrados em situação crítica.

O Grupo Like Bichos resgatou alguns desses gatos e tem recebido doações principalmente de ração – informações de como doar na página do Facebook. Eles também precisam de auxílio com outros materiais Pet e de limpeza.

Além das ONGs, o Departamento de Proteção Animal da prefeitura de Campinas recebe denúncia de maus tratos e a situação é mesma – elas têm aumentado.

Apesar disso, o diretor do órgão Paulo Anselmo destaca que isso não significa que houve aumento desse tipo de crime – pode ser apenas que mais pessoas estão conhecendo e confiando no canal de denúncias. No começo do ano passado, a média mensal de denúncias era de 25. Nesse início de ano, a média subiu para 100.

80% das denúncias de maus tratos que chegam à prefeitura não configuram esse tipo de crime. Há orientação para que as pessoas só usem esse canal de forma consciente, para que as equipes sejam enviadas de fato para casos em que haja necessidade da intervenção. As denúncias nesse sentido podem também ser feitas à Polícia Militar.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.