Menos de um ano depois de ter reduzido o teto do financiamento de imóveis usados para 50%, a Caixa Econômica Federal aumentou o limite para 70%. Em abril de 2015, quando a Caixa anunciou a redução da cota, o teto era de 80%.
O banco informou que acredita, com todas as medidas anunciadas, que deva haver uma elevação de 13% dos recursos destinados ao crédito à habitação. Com isso, a Caixa estima o financiamento de 64 mil unidades adicionais em relação ao que foi financiado em 2015.
Segundo a professora da Universidade Mackenzie e economista Leila Rocha Pelegrino a medida deve beneficiar uma parcela da população, mas abaixo do esperado já que as condições econômicas do país são desfavoráveis para um endividamento.
A Caixa vai também passar a financiar a compra de um segundo imóvel, nas mesmas condições utilizadas para financiar o primeiro. Dessa forma, o cliente poderá ter dois imóveis financiados.
De acordo com o Presidente da Amucamp – Associação dos Mutuários e Consumidores de Campinas e Região, Cláudio Sanches, a medida beneficia clientes, mas vem principalmente socorrer as construtoras.
A Caixa elevou a cota de financiamento do imóvel usado pelo sistema de financiamento habitacional de 50% para 70% para clientes do setor privado e para imóveis de até R$ 750 mil. Para o setor público, a cota foi elevada de 60% para 80%.