Pacientes com superbactéria em Americana chegam a 7, com 2 mortes confirmadas

Foto: Danilo Braga

Sete pessoas foram infectadas pela superbactéria KPC, sendo que duas morreram no hospital municipal de Americana.  Os números foram atualizados pelo médico infectologista da unidade, Agnaldo Gouveia Júnior, na noite desta quarta-feira. O caso já se classifica como surto.

Os pacientes que morreram tinham 70 e 77 anos. Dos que contraíram a bactéria, quatro já tiveram alta e um permanece internado em uma ala isolada da UTI.

Em 2014, o mesmo hospital teve um surto parecido, quando oito pessoas foram infectadas, com duas mortes. A origem naquela ocasião foi do contágio de uma paciente que havia sido transferida de um hospital de Bragança paulista.

Dessa vez, o médico Agnaldo Gouveia Júnior alerta para uma situação ainda mais grave: a bactéria KPC pode estar em circulação em bairros da cidade, já que o primeiro paciente a ser diagnosticado com a KPC neste ano, não esteve internado anteriormente. Ele é morador de Americana e o infectologista fala em risco para toda região.

Apesar do surto, o hospital Municipal de Americana Waldemar Tebaldi mantém os atendimentos normais, seguido padrões do Ministério da Saúde, no caso do paciente que permanece internado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.